Medidas defendidas pelos deputados gaúchos incluem criação de auxílios emergenciais para a população desabrigada e empresários
A bancada formada por parlamentares do Rio Grande do Sul presidida por Marcel Van Hattem (Novo-RS) já apresentou até o momento 117 projetos de lei para recuperar o estado dos efeitos das inundações. Entre as propostas estão a criação de um auxílio emergencial, linha de crédito para a compra de móveis da linha branca, apoio financeiro para empresários do transporte público, além de alternativas para a suspensão da dívida (atualmente em R$ 90 bilhões) por 36 meses.
“Não entrou nenhum real nos cofres do governo (do RS), e esse valor vai entrar durante 36 meses, ou seja, como a gente vai reconstruir uma ponte daqui a dois anos, três anos. Precisamos de dinheiro novo entrando no caixa. A anistia da dívida é positiva, mas precisamos que o país pegue R$ 20 bilhões e coloque na conta do governo do estado para construir o que foi destruído”, analisou o deputado Mauricio Macron (Podemos-RS).
Já o governo Lula apresentou medidas por meio da Medida Provisória (MP) 1.216/24, que contém 12 iniciativas do governo federal para o socorro ao Rio Grande do Sul.
Entre as iniciativas incluídas pela MP, destaque para os seguintes itens: antecipação do pagamento do abono salarial de maio, antecipação do pagamento do Bolsa Família e do auxílio-gás de maio e duas parcelas adicionais do seguro-desemprego, prorrogação por três meses, do recolhimento de tributos federais e do Simples Nacional; além de uma linha de crédito para 14 municípios.
Comentarios