Pesquisas apontam ainda reprovação a Lula em quatro das cinco regiões do país
Agência Brasil/EBC
O Instituto Paraná Pesquisas divulgou nesta quinta-feira (28) uma série de levantamentos relacionados ao governo Lula e a uma eventual disputa eleitoral entre o presidente e adversários hipotéticos.
A apuração geral sobre a corrida eleitoral de 2026 colocou nas urnas virtuais os candidatos Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e Eduardo Leite (PSDB) em uma suposta disputa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Nesse quesito, Bolsonaro - apesar de inelegível pelo TSE - surge como 1º entre os cotados para assumir o Palácio do Planalto com 37,1% das intenções de voto. Lula segue em segundo, como 35,7% acompanhado por Ciro Gomes (7,5%), Simone Tebet (6,1%) e Eduardo Leite (1,8%).
Já 8% dos entrevistados disseram que anulariam ou deixariam o voto em branco, enquanto 4,2% são indecisos. A margem de erro do estudo é de 2% para cima ou para baixo.
Quase todo o Brasil reprova Lula
O Instituto Paraná Pesquisas também perguntou aos brasileiros sobre a atual gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o levantamento, apenas a região Nordeste tem aprovado a sua terceira gestão (59,9%).
Em contrapartida, as demais regiões brasileiras dizem não estar satisfeitas com o desempenho do petista. A reprovação no Sul é a maior das demais quatro regiões: 57,8%, seguida por Sudeste (53%) e Norte/Centro-Oeste, com 51,7% cada.
Comments