"Pacote Antimáfia": Javier Milei quer dobrar punição a traficantes
- Instituto Democracia e Liberdade
- 24 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou ao Congresso um pacote de medidas para combater a escalada do tráfico no país

Javier Milei e Patricia Bullrich (captura de tela)
A ministra da Segurança da Argentina, Patricia Bullrich, anunciou que o governo do presidente Javier Milei enviou ao parlamento um conjunto de projetos de lei para reforçar o combate ao crime organizado.
Um dos principais itens do chamado “Pacote Antimáfia” é a ampliação das penas contra o tráfico e práticas terroristas. Segundo o texto, quem cometer um desses crimes poderá ter a sentença dobrada. Há também a intenção de reforçar as investigações sobre lavagem de dinheiro.
Segundo a ministra da Segurança, o governo também deseja que os integrantes de uma quadrilha recebam a mesma punição aplicada ao seu líder. A regra é inspirada no combate ao crime organizado na Itália e, recentemente, em El Salvador.
Intervenção federal em Rosário
Nesta semana, o presidente Javier Milei decidiu decretar intervenção federal em Rosário, após a escalada da violência na cidade. A região, pertencente à província de Santa Fé, é considerada um dos principais pontos do tráfico de drogas para Peru, Bolívia e Paraguai.
Além de ampliar o contingente policial e militar, uma série de medidas emergenciais foram tomadas. Entre elas, a proibição da circulação de táxis durante a noite, e o fechamento antecipado de postos de gasolina.
Comments