Oposição já tem mais de 50 assinaturas em impeachment contra Lula
- Núcleo de Notícias
- 27 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Pedido é liderado pelo deputado Sanderson (PL-RS) e mira "pedalada fiscal" no INSS

Comandada pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), a oposição voltou a se mexer para tentar abrir um processo de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A nova investida contra o petista mira uma suposta pedalada fiscal - motivo semelhante ao que derrubou Dilma Rousseff do cargo - envolvendo o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Até o momento, cerca de 50 parlamentares já assinaram o documento.
“Há até uma confissão do crime, consistente em uma nota técnica editada pela Coordenação de Orçamento e Finanças do INSS, responsável pelas projeções de gastos do órgão, que teve sua projeção inclusive alterada às pressas, em virtude da exigência legal de publicação do Relatório Bimestral de Avaliação das Receitas e Despesas Primárias”, argumentou Sanderson.
Conforme o Rumo Econômico mostrou, o governo Lula teria alterado dados da Previdência Social para reduzir a expectativa de despesas e desbloquear recursos do orçamento que mantiveram o pagamento de U$ 3,6 bilhões em emendas parlamentares - há pouco tempo consideradas parte do “orçamento secreto”.
As informações aparecem em “notas técnicas” emitidas pelo próprio INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Em 15 de maio, a coordenação de Orçamento e Finanças do órgão apontou que o governo teria de gastar R$ 912,3 bilhões com o pagamento de benefícios.
Comments