top of page

Oposição derruba veto de Lula sobre registro de defensivos agrícolas

Ação comandada pela FPA ainda analisará mais vetos de Lula em 28 de maio



Deputados da oposição conseguiram derrubar 8 dos 17 vetos presidenciais referentes à  Lei 14.785/2023, que delibera sobre a nova regulamentação dos defensivos agrícolas. Um dos destaques da ação parlamentar incide sobre o artigo que define a competência de registro dos produtos.


Pela vontade de Lula, seria mantido o modelo tripartite, em vigor desde 1989, e que envolve os ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e da Saúde. Com a derrubada do veto, o poder foi garantido, de forma exclusiva, ao Ministério da Agricultura.


Outra vitória importante do Congresso foi a suspensão do veto no artigo que garante segurança jurídica e regularização fundiária de diversas famílias rurais já tituladas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).


Próxima análise de vetos acontece em 28/5


A próxima análise de vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está marcada para o dia 28 de maio. Na sessão, os parlamentares devem abordar itens como o reaproveitamento de embalagens de defensivos agrícolas e a criação de uma taxa de avaliação e registro para financiar o Fundo Federal Agropecuário.


“Nossa luta é por um país cada vez melhor e mais igualitário, com um agro forte e protagonista mundo afora. E claro, garantindo à população a segurança alimentar e jurídica que todos buscam e merecem. As derrubadas trazem a desburocratização e modernização das propostas”, afirmou o deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), que preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Comments


bottom of page