Líder venezuelano viaja com sua esposa e inicia formalmente o processo de asilo político
O opositor venezuelano Edmundo González Urrutia chegou à Espanha no domingo (8), após solicitar asilo político ao país europeu. O avião da Força Aérea espanhola que transportava González e sua esposa aterrissou na Base Aérea de Torrejón de Ardoz, em Madri, por volta das 16h (horário local, 11h de Brasília).
A recepção foi organizada pelo governo espanhol, com a presença da secretária de Estado para a Ibero-América, Susana Sumelzo, e Diego Martínez Belío, secretário de Estado de Relações Exteriores e Governamentais, que acompanhou a viagem. Segundo o Ministério das Relações Exteriores espanhol, os procedimentos formais para o pedido de asilo já começaram e terão uma resolução favorável, em virtude do compromisso da Espanha com os direitos políticos e a proteção dos cidadãos venezuelanos.
González Urrutia, um destacado opositor do regime de Nicolás Maduro, tornou-se alvo da ditadura venezuelana após ignorar três intimações do Ministério Público. Ele foi acusado de diversos crimes relacionados à publicação de atas de votação que, segundo a oposição, comprovam uma "fraude eleitoral" em eleições recentes.
O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, também afirmou que o governo espanhol está comprometido com a liberdade de expressão e os direitos políticos dos venezuelanos, assegurando que González e sua esposa receberão a devida proteção.
Comments