top of page

No 1ª debate, Trump desafia Biden a comprovar seu estado mental

Com fala baixa e gaguejando, Biden demonstrou poucas condições de continuar na presidência



O primeiro debate entre os principais candidatos à Casa Branca neste ano não fugiu das expectativas. No duelo entre Donald Trump e Joe Biden, o republicano saiu na frente do democrata, segundo apurou a própria emissora que transmitiu o evento na quinta-feira (27), diretamente de Atlanta. A pesquisa divulgada minutos após o embate entre os políticos apontou que 67% dos entrevistados afirmaram que Trump ganhou o duelo, enquanto apenas 33% deram vantagem a Biden.


Visivelmente afetado por problemas de saúde, o atual presidente dos Estados Unidos demonstrou confusão e pouca objetividade em suas falas, abrindo espaço para o rival desafiar suas condições de disputar a reeleição em 5 de novembro.


Entre caras e bocas, Trump aproveitou a fraqueza do adversário e o desafiou: “Gostaria muito que Biden fizesse um teste cognitivo”, desafiou. “No meu caso, eu estou em perfeitas condições de saúde e, inclusive, venci dois torneios de golfe recentemente”, ironizou o republicano. Neste exato momento, Joe Biden mudou sua expressão, e até ensaiou uma gargalhada.


Impostos x Geopolítica


Dois temas abordados no debate entre Biden e Trump foram cruciais. Do lado republicano, o ex-presidente acusou o ocupante da Casa Branca de aplicar uma política internacional “frouxa”. Já Biden disse que o corte de impostos promovido pelo rival foi um fracasso.


“Biden sempre prometeu muito e nunca cumpriu”, acusou. “Israel jamais teria sido invadida em um milhão de anos pelo Hamas se eu fosse o presidente. O Irã sempre esteve sem nada na minha época. Eu jamais deixaria qualquer país fazer negócio com eles. Sem dinheiro para o terror. Sem dinheiro para o Hamas”, garantiu.


Por sua vez, as acusações de Joe Biden demonstraram surtir impacto menor, mirando, principalmente, na política econômica da gestão do republicano


“Você acha que os impostos que os pobres pagam são justos?” - questionou Biden. “Você apenas beneficiou os mais ricos e os bilionários com o corte das taxas em seu governo, dando a impressão que fez algo para baixar o custo de vida dos americanos”, atacou.


Após o debate, concluindo que Biden teria sido atropelado por Trump, o analista político da CNN, Van Jones - democrata assumido - disse que a performance do atual presidente foi “dolorosa”.


“Haverá muita gente que irá desejar que ele (Biden) considere seguir um rumo diferente agora. Não era isso que precisávamos de Joe Biden. É pessoalmente doloroso para muitas pessoas”, ratificou o crítico.


--

Leia todas as nossas matérias integralmente.

Assine o Rumo Econômico no link abaixo:

Comments


bottom of page