Nicolás Maduro chega de surpresa à Rússia em busca de apoio do BRICS
- Núcleo de Notícias
- 23 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Ditador venezuelano tenta fortalecer laços com o grupo
Foto: Alexander Vilf/PHOTO HOST BRICS
Nicolás Maduro, o ditador da Venezuela, aterrissou na terça-feira (22) na cidade de Kazan, na Rússia, para participar da 16ª cúpula do BRICS. Apesar de sua presença, tanto a Venezuela quanto a Nicarágua foram vetadas da lista de novos países membros, atendendo supostamente a um pedido do governo brasileiro.
Maduro chegou acompanhado de sua esposa, Cilia Flores, enquanto outros altos representantes de seu governo, como a vice-presidente Delcy Rodríguez, já estavam na Rússia para o evento. Em suas primeiras declarações, Maduro elogiou o BRICS como um "pilar do novo mundo multipolar", destacando o grupo como uma esperança para nações em desenvolvimento.
O líder venezuelano busca uma alternativa econômica no bloco, longe das sanções e pressões internacionais que seu governo enfrenta devido à sua gestão autoritária e aos abusos de direitos humanos. Maduro aposta no BRICS para escapar das "chantagens" ocidentais e espera que o grupo se consolide como uma plataforma de "comércio justo e investimentos cooperativos". Sua participação inclui diversas reuniões, entre elas, um esperado encontro com o presidente russo Vladimir Putin.
Comments