top of page
Foto do escritorNúcleo de Notícias

Na contramão da COP-28, mundo deve aumentar consumo de petróleo em 2024

Ações da COP-28 contra a demanda pelos combustíveis fósseis não devem funcionar em curto prazo


Agência Brasil/EBC


A palavra de ordem na COP-28 foi “transição de combustíveis”. A realidade global, contudo, aponta para uma trajetória oposta. Segundo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), a demanda pelos combustíveis fósseis têm avançado regularmente, e deve ficar em  2,5 milhões de barris por dia em 2023. 


O destaque entre os maiores consumidores de derivados de petróleo deverão ser os membros da OCDE - a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.  Países como Estados Unidos, França, Japão - e até os sul-americanos Chile e Colômbia - aumentarão sua demanda em mais 100 mil barris diários.


Demanda por petróleo deve crescer em 2024, aponta AIE


Em âmbito global, a Agência Internacional de Energia (AIE) revisou para cima a expectativa pela demanda de petróleo em 2024. De acordo com a entidade, o prognóstico é de que o consumo cresça entre 130 mil e 1,1 milhão de barris diários no ano que vem.


Atualmente, os maiores usuários de petróleo são, pela ordem: Estados Unidos (19,6 milhões de barris por dia), China (11,7 milhões), Índia (4,4 milhões) e Japão (4 milhões). O Brasil, por sua vez, ocupava a 8ª colocação em 2022, com 2,5 milhões de barris diários.


Comments


bottom of page