Pela primeira vez em 18 anos, o Brasil perdeu o 1º lugar no ranking do PIB baseado no quesito dólar corrente
Embalado pela valorização do peso frente à moeda norte-americana, o México conseguiu ultrapassar o Brasil no ranking das maiores potências econômicas da América Latina no quesito dólar corrente pela primeira vez em 18 anos.
Sem projeto concreto para a economia e com o dólar mais caro frente ao real, o governo Lula caiu para a segunda posição em abril, perdendo a liderança entre as mais poderosas economias latinas.
A análise foi concluída e divulgada pelo banco de investimentos Jefferies, que obteve o resultado comparando o PIB brasileiro com o mexicano, tendo como base o valor corrente das respectivas moedas quando convertidas para a cotação da moeda dos Estados Unidos.
Duelo México x Brasil
O banco Jefferies destacou ainda que o feito do México se torna ainda mais relevante pelo fato de o governo do presidente André Manuel López não ser um dos que mais aplica as teorias de livre mercado na região. Isso representa que o Brasil tem perdido competitividade até mesmo para países com governos de esquerda, geralmente menos abertos e eficientes.
Embora a medição do PIB pelo Poder de Compra da População (PPP) seja o adotado pelo Banco Mundial como padrão, o explica que os investidores estrangeiros hoje optam pelo valor corrente em dólar nos países para uma melhor obtenção de resultado de seus investimentos.
“Comparar o PIB em dólares correntes e não em PPP pode ser até debatido, mas essa ultrapassagem reflete a incrível performance no peso mexicano,” apontou o relatório do Jefferies.
Comments