Ambos os magistrados são responsáveis por processos de interesse dos irmãos Batista, donos do grupo JBS
Foto: Nelson Jr./SCO/STF
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli foram palestrantes no II Fórum Internacional, realizado em Roma, um evento promovido pelo grupo Esfera Brasil, que contou com o patrocínio da JBS, empresa dos irmãos Wesley e Joesley Batista. A participação dos magistrados ocorre enquanto ambos relatam processos no STF que envolvem diretamente os interesses do grupo empresarial.
Dias Toffoli já se pronunciou no evento na sexta-feira (11), participando de um painel ao lado do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e do ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi. Já o presidente do STF, Barroso, está programado para falar neste sábado (12).
O fórum, que reuniu autoridades brasileiras e italianas, contou ainda com a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que chegou a Roma em um voo da FAB acompanhado de seu possível sucessor, Davi Alcolumbre.
A participação dos ministros no evento, financiado por empresas com interesses diretos em processos no STF, tem gerado questionamentos. Barroso é relator de cinco ações envolvendo a JBS, incluindo um processo que solicita a suspensão de uma execução fiscal de R$ 41 milhões em multas e juros devidos à Fazenda Pública de São Paulo. Já Toffoli, recentemente, recebeu um pedido do grupo J&F, acionista da JBS, para que estenda os efeitos de uma decisão que anulou provas do acordo de leniência da Odebrecht (atualmente Novonor), conforme noticiado pelo jornal O Estado de S. Paulo.
Em resposta, o grupo Esfera afirmou que a escolha dos palestrantes é baseada na relevância e notoriedade dos temas em debate, reforçando o objetivo do evento de promover discussões que "contribuam para o desenvolvimento do país".
Bình luận