Declaração do ministro ocorreu após divulgação de dados sobre a criação de empregos de fevereiro
Luiz Marinho - Ministério do Trabalho e Emprego
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT) afirmou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, está desatualizado e “precisa estudar mais os fundamentos da economia”.
A declaração ocorreu após a divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de fevereiro, que apresentou saldo positivo de 306.111 empregos formais. Segundo o ministro, o “resultado ficou acima do esperado”.
A crítica de Marinho, exposta durante o evento da pasta, aconteceu após Campos Neto alertar que os cortes na Selic podem ser reduzidos em virtude do crescimento da massa salarial e os efeitos na inflação de serviços. O ministro ainda acrescentou que o método de controle inflacionário por meio do aumento de juros seria uma “forma burra”.
“Tem que alinhar mais. Está faltando estudar um pouco fundamentos da economia, afirmou o ministro. “Existem duas maneiras de controlar a inflação: por meio do aumento de juros e corte no crédito, que é uma forma burra de fazer. O jeito inteligente é pelo aumento da oferta”, acrescentou.
Комментарии