top of page

Mercado de trabalho mais aquecido assusta investidores nos EUA

Mesmo com melhora da economia, Dow Jones e Nasdaq operavam em queda após dados sobre maior abertura de vagas

Crédito da imagem: Dow Jones


O mercado de trabalho norte-americano continua surpreendendo os investidores. Embora sinalize melhora significativa da economia, os resultados divulgados pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos nesta terça-feira (3) deram indícios de que o Federal Reserve (FED) volte a aumentar a taxa de juros, já que um maior estímulo ao consumo pode significar a volta da inflação que ainda não está sob total controle.


Às 17h (horário de Brasília), o índice Dow Jones operava em queda (-1,35) aos 32,982,44 pontos, enquanto a Nasdaq seguia o fluxo, com -1,93 em 13,051,93.


Serviços lideram abertura de vagas


Segundo dados do levantamento de Vagas de Emprego e Rotatividade de Pessoal (tradução da sigla em inglês JOLTS), foram abertas 9,6 milhões de vagas em agosto. Além disso, a taxa de demissões estagnou em 2,3% - o menor nível registrado desde 2020, ano de pandemia.


De acordo com a apuração do JOLTS, o mercado mais aquecido impulsionou as contratações nos segmentos de serviços, finanças e manufaturas de bens perecíveis.


Outro ponto observado sobre a maior oferta de trabalho em agosto foi a queda no preço dos combustíveis. Os valores mais baixos também incentivaram o aumento da demanda por mais contratações.


Expectativa de contratações


Nesta sexta-feira (6), o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos retornará ao centro das atenções. A expectativa é de que o país tenha gerado cerca de 170 mil novos empregos em setembro. Em agosto, o saldo positivo foi de 187 mil vagas.








Comments


bottom of page