top of page

Medo de desemprego nos EUA faz bolsa do Japão despencar 12%

Bolsa de Tóquio registrou pior resultado em apenas 24 horas desde 1987, pressionada por resultados dos EUA

Tóquio fecha com crash, com temor de recessão nos EUA

A principal Bolsa de Valores do Japão - a Tokyo Stock Exchange - encerrou suas atividades nesta segunda-feira (5) com o pior resultado dos últimos 37 anos: queda de 12,4% no índice Nikkei em apenas 24 horas. No mesmo dia, o iene se valorizou em relação ao dólar, após a moeda norte-americana sofrer queda bruta de 2,99%.


O fator primordial para o crash nas operações foi o sinal enviado dos Estados Unidos. Os números do mercado de trabalho foram além da decepção, indicando possibilidade de recessão na maior potência econômica do planeta. Outros motivos que influenciaram os negócios em Tóquio incluem a escalada de tensão no Oriente Médio, com prognósticos negativos para o futuro do petróleo na região, além das expectativas sobre as eleições norte-americanas.


O efeito da devastadora queda dos papéis na bolsa japonesa ecoou por outros mercados asiáticos: Coreia do Sul (-8,8%), Taiwan (-8,35%), Singapura (-4,07) e Xangai (-1,54).


A suspeita de que os Estados Unidos da América governado por Joe Biden (Democratas) pode estar à beira da recessão foi justificada pelo balanço de julho divulgado pelo Departamento de Trabalho. Segundo o órgão, o número de vagas abertas foi de 114 mil, com taxa de desemprego  de 4,3%. |No entanto, a expectativa dos analistas era bem mais positiva, apontando anteriormente para uma suposta criação de cerca de 175 mil no mês passado.

Comments


bottom of page