top of page

María Corina Machado é presa após protesto contra posse de Nicolás Maduro

Líder opositora foi capturada em Caracas; oposição denuncia repressão violenta do regime venezuelano



María Corina Machado, uma das principais lideranças da oposição na Venezuela, foi presa nesta quinta-feira (9), em Caracas, após participar de um protesto contra a posse do ditador Nicolás Maduro. A detenção ocorreu na saída de uma manifestação em Chacao, município da capital venezuelana, e foi marcada por ações violentas por parte das forças do regime.


Segundo relatos divulgados pelo perfil oficial da campanha de oposição, agentes dispararam contra as motos que transportavam María Corina. A líder estava em local desconhecido há cinco meses, e essa foi sua primeira aparição pública desde que se refugiou para evitar perseguições.


Edmundo González Urrutia, que reivindica a vitória nas eleições de julho de 2024, condenou a prisão da opositora em publicação na rede social X:– Aos corpos de segurança que a sequestraram, digo: não brinquem com fogo – declarou, exigindo a libertação imediata de Corina.


A prisão ilegal ocorre em um momento de intensificação da repressão política na Venezuela, com o regime ditatorial de Nicolás Maduro utilizando força desproporcional contra adversários políticos e manifestações contrárias à sua posse.

Comments


bottom of page