Marco Temporal Indígena: Senado tenta resolver polêmica com nova PEC
- Núcleo de Notícias
- 13 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
PEC 48/2023 de autoria do senador Dr. Hiran deve finalizar um dos temas mais disputados no Congresso

Enquanto o Supremo Tribunal Federal afirma ter direito de conciliar os termos do Marco Tribunal Indígena já ratificado pelo Congresso Nacional, o senador Dr. Hiran (PP-RR) apresentou uma nova Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para tentar pacificar de uma vez por todas o tema que se arrasta há anos nos bastidores de Brasília.
Na opinião do parlamentar, o texto da PEC 48/2023 deve resolver o imbróglio, acabando com a insegurança jurídica no país.
“A nossa preocupação é que, mesmo na vigência da lei, já apresentaram ao STF três ações diretas de inconstitucionalidade”, apontou o Dr. Hiran.
“O que volta a gerar insegurança, não só para os indígenas como para a população que precisa da terra para trabalhar com o agronegócio e agricultura familiar, principalmente”, lamentou o senador.
Conforme o autor da PEC, a previsão é de que a matéria entre na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado ainda em outubro deste ano. A informação foi ratificada pelo presidente da própria CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP).
Yorumlar