Informação foi divulgada por traders
Crédito da imagem: Reprodução
Na semana passada, a China realizou suas maiores compras de soja em pelo menos três meses, junto aos Estados Unidos, em um único dia, disseram traders. A compra acende certa esperança para a commodity agrícola mais valiosa do país norte-americano, após um difícil período de queda na exportação da colheita de 2023, que chegou a um nível bem abaixo do normal.
O compradores orientais chegaram a adquirir cerca de dez cargas de soja, ou seja, o equivalente a seiscentas mil toneladas do grão, que foram direcionados para embarque nos terminais de exportação da Costa do Golfo e no Nordeste do Pacífico entre os meses de dezembro e março, segundo informado por fontes comerciais da Reuters.
Durante o tempo de recuo das exportações americanas, o Brasil ganhou destaque nas vendas de soja e milho, período que se prolongou além do esperado para os americanos, trazendo certo incômodo.
Também segundo dados diários de vendas do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), se a compra for confirmada, terá sido a maior compra de soja realizada em um único dia pela principal importadora de soja do mundo, a estatal chinesa Sinograin, desde o fim do mês de julho deste ano.
Ainda segundo referências dos três traders informantes que estão cientes das negociações, estas foram as mais recentes de uma série de acordos de importações realizadas pela estatal. O total de compras a serem realizadas no período é de 20 a 25 cargas.
Comments