Lula tem microfone cortado na ONU após exceder tempo de discurso
- Núcleo de Notícias
- 23 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Presidente criticava "representatividade internacional" quando teve áudio interrompido
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve seu microfone desligado durante sua fala na Cúpula do Futuro da ONU, em Nova Iorque, neste domingo (22). O incidente ocorreu após o líder brasileiro ultrapassar o tempo limite de cinco minutos estabelecido para os discursos dos chefes de Estado.
Lula aproveitava a oportunidade para criticar a "falta de representatividade" do Sul Global nas organizações internacionais, argumentando que essas nações "não estão representadas de forma condizente com seu atual peso político, econômico e demográfico." No momento em que o microfone foi cortado, o petista ainda prosseguia com seu discurso, embora seu áudio já não estivesse mais sendo transmitido pelos alto-falantes da sede das Nações Unidas.
Ele destacou ainda a necessidade de "coragem e vontade política" para revisões nos mecanismos atuais, defendendo uma Carta da ONU que promova um suposto desenvolvimento sustentável.
Antes do início da Cúpula, o presidente da Assembleia Geral da ONU, Philémon Yang, já havia reiterado a importância de respeitar o tempo de fala dos representantes, que era de 5 minutos. Acostumado a negligenciar regras, Lula teve seu o áudio interrompido durante a sessão.
Comments