top of page

Lula foi alertado sobre invasão ao sistema do governo na sexta, diz GSI

PF abriu inquérito para apurar os responsáveis pelo uso criminoso do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi)


Sistema de pagamentos foi adulterado por suposto expert

A alarmante confirmação da invasão ao Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) divulgada no começo da noite de segunda-feira (22) já era de conhecimento do governo federal desde a semana passada.


Segundo o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos - órgão ligado ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) - os técnicos do governo já haviam alertado a gestão petista na sexta-feira (19) sobre o crescimento das irregularidades relacionadas a um suposto vazamento de credenciais digitais.


“Não foi um hacker que quebrou a segurança, não foi isso. Foi um problema de autenticação. É isso que a Polícia Federal está apurando e está rastreando para chegar aos responsáveis. O sistema está preservado. Foi uma questão de autenticação. É alguém que tinha acesso”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.


Polícia Federal abriu inquérito para apurar desvio de recursos


Logo após a divulgação da violação ao Siafi, a Polícia Federal (PF) confirmou a abertura de um inquérito para apurar a ação criminosa. Ainda não há notícia sobre o montante desviado dos cofres públicos.


Segundo a Folha de S. Paulo, há suspeitas de que o autor tenha criado um acesso temporário ao sistema por meio da inserção de um novo CPF e alterado a senha de outros servidores para ampliar o acesso aos dados do governo.


De acordo com fontes junto ao governo, quem adulterou os dados para desviar recursos possui conhecimentos avançados sobre como funciona o sistema de pagamentos do governo.

Comentarios


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page