Lula escolhe Gabriel Galípolo para substituir Roberto Campos Neto na presidência do Banco Central
- Núcleo de Notícias
- 29 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Indicado terá que passar por sabatina e aprovação no Senado antes de assumir o cargo
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira a indicação de Gabriel Galípolo, atual diretor de Política Monetária do Banco Central, para assumir a presidência da instituição. A escolha já era amplamente antecipada pelo mercado, devido à proximidade de Galípolo com a equipe econômica do governo.
— O presidente (Lula) me encarregou de anunciar que hoje indicará Gabriel Galípolo para a presidência do Banco Central — afirmou Haddad em um pronunciamento realizado no Palácio do Planalto.
Gabriel Galípolo, se confirmado, sucederá Roberto Campos Neto, que deixará a presidência do Banco Central no final deste ano. A nomeação, no entanto, ainda depende de uma sabatina e aprovação pelo Senado Federal. Se aprovado, Galípolo comandará a instituição por um mandato de quatro anos, com a possibilidade de ser reconduzido para mais um período.
Haddad ressaltou que a data da sabatina será definida pelo Senado, e que o governo respeitará a autonomia institucional da casa legislativa. O ministro também mencionou que está em contato com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir os próximos passos relacionados à indicação.
Comments