Lula diz que Trump "tem que pensar como habitante do planeta Terra"
- Núcleo de Notícias
- 8 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Com o Brasil quebrando recordes de incêndios, presidente brasileiro sugere "responsabilidade ambiental" como prioridade para o novo líder dos EUA

Durante entrevista à CNN Internacional, na quinta-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo ao recém-eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que adote uma postura mais consciente em relação ao meio ambiente. Lula afirmou que Trump deveria "pensar como um habitante do planeta Terra" e ter o cuidado com a preservação ambiental como uma de suas prioridades.
"O planeta precisa que todos se responsabilizem pela sua preservação. Precisamos garantir que os rios continuem limpos e que os biomas de cada país sejam protegidos", declarou Lula. A cobrança soa, no mínimo, controversa, uma vez que o Brasil, sob seu comando, tem mostrado regresso significativo em relação às políticas ambientais.
A recomendação de Lula a Trump para que tenha uma “visão de mundo” na gestão das questões ambientais parece pouco convincente à luz da atual situação ambiental brasileira. Embora o presidente brasileiro se coloque como defensor da causa ambiental em declarações públicas, sua administração tem enfrentado críticas constantes, tanto dentro quanto fora do país, por não apresentar políticas ambientais efetivas e por se concentrar mais em discursos do que em ações práticas.
Lula reforçou que os Estados Unidos, como potência mundial, têm uma “responsabilidade especial” em relação à preservação do meio ambiente. No entanto, essa mesma responsabilidade poderia ser esperada do Brasil, cuja biodiversidade e ecossistemas são cruciais para o equilíbrio global. Fica, portanto, a dúvida: as recomendações de Lula a Trump são um desejo genuíno de mudança ou apenas um discurso vazio enquanto o Brasil permanece com um histórico deplorável na questão ambiental?
Comments