top of page

Lula assina MP que pode deixar contas de luz mais caras a partir de 2029

Criada para baratear a conta de luz, a medida provisória poderá ter efeito contrário, pois pagará subsídios a empresas que não precisam


MP assinada por Lula pode baratear contas agora e encarece-las no futuro

Agência Brasil/EBC


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a Medida Provisória (MP) que prevê queda entre 3,5% e 5% nos valores das contas de luz dos consumidores residenciais. A MP também prevê criação de empregos com leilões de linhas de transmissão e investimentos de R$ 165 bilhões em projetos de geração hidroelétrica, eólica, solar e de biomassa até 2026. 


Segundo o Ministério das Minas e Energia, quando os empreendimentos forem concretizados eles adicionaram 34 Gigawatts de potência ao Sistema Interligado Nacional (SIN), 


Como Rumo Econômico mostrou, o desconto das contas seria obtido por meio da antecipação de recursos da Eletrobras – hoje, privatizada (cerca de R$ 25 bilhões), além do congelamento de tarifas em estados que pagam “valores distorcidos” e da antecipação do funcionamento de linhas eólicas e fotovoltaicas.


O ex-diretor geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Jerson Kelman, admitiu à Folha de S. Paulo que a MP do governo “é complexa”. "É preciso uma pedra de roseta para decifrar a MP", afirmou o engenheiro, se referindo ao artefato arqueológico composto de hieróglifos (escrita antiga egípcia).


O especialista acredita que a medida pode baratear as contas agora, mas pode torná-las mais caras no futuro. Isso porque deve gerar subsídios para empresas que não necessitam, elevando em até 7% a partir de 2029.

Comments


bottom of page