O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse que a equipe do presídio de Mossoró estava "relaxada" no feriado
Agência Brasil/EBC
Investimentos em infraestrutura e na produção não são - nem de longe - os únicos fatores que influenciam no crescimento sustentável da economia. Medidas para combater a corrupção e ampliar a segurança dos cidadãos são fatores decisivos para atrair mais investidores e incentivar o turismo nacional e internacional.
A realidade brasileira nos últimos meses, entretanto, tem sido justamente a oposta. Além da insegurança jurídica, incidentes como o da fuga inédita do presídio Federal de Mossoró - dão indícios de que a prioridade do governo Lula não é o combate total e irrestrito à criminalidade.
A fragilidade do setor foi demonstrada pela declaração do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
O ex-ministro do STF afirmou que um dos fatores que levaram dois membros do Comando Vermelho a escapar da penitenciária no Rio Grande do Norte teria sido uma suposta “distração” no feriado de Carnaval.
“O que sabemos até o momento é que houve uma série de fatores que causaram a fuga desses dois detentos (..) Ocorreu numa terça-feira de carnaval, de terça para quarta-feira de cinzas, onde eventualmente as pessoas estavam mais relaxadas, como costuma ocorrer neste momento”, afirmou Lewandowski.
Lewandowski tenta remediar a falta de segurança nos presídios
Na tentativa de remediar o suposto desleixo com o sistema do presídio - supostamente de segurança máxima - Ricardo Lewandowski anunciou uma série de medidas para tentar remediar o incidente.
Para evitar novas fugas, o amigo particular do presidente da república afirmou que os 5 presídios federais contarão com câmeras de reconhecimento facial, muralhas de proteção e ampliação no contingente policial para cuidar dos detentos.
Segundo informou o governo Lula, até o momento existe a suspeita de que Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento escaparam de suas celas usando ferramentas de construção civil encontradas no pátio do presídio.
Comments