Kremlin confirma preparativos para encontro entre Vladimir Putin e Donald Trump
- Núcleo de Notícias
- 13 de fev.
- 1 min de leitura
Presidente russo vê possibilidade de diálogo com os EUA para encerrar conflito na Ucrânia

O Kremlin confirmou na quarta-feira (12) que o presidente russo Vladimir Putin e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, instruíram suas equipes a iniciarem os preparativos para um encontro bilateral. O encontro marcará o primeiro contato direto entre os líderes desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, destacou que a conversa entre os presidentes foi “extremamente importante” e que a atual administração americana parece estar mais aberta ao diálogo do que o governo anterior de Joe Biden. Segundo ele, enquanto Biden incentivava a continuidade do conflito, Trump defende que “tudo deve ser feito para parar a guerra e alcançar a paz.”
Peskov afirmou que há interesse mútuo em um encontro, mas não deu detalhes sobre o local e a data. Trump mencionou a possibilidade de uma reunião na Arábia Saudita, mas o Kremlin não confirmou a informação. Também não há decisão sobre um possível convite para que Trump participe do "desfile da Vitória", em Moscou, no dia 9 de maio.
Entre os temas que devem estar na pauta do encontro, está a proposta de um acordo territorial envolvendo a Ucrânia, mas Peskov alertou que ainda é cedo para especulações: “Existe vontade política para um diálogo, mas precisamos aguardar os primeiros resultados das negociações.”
Comentarios