top of page

Javier Milei recusa adesão ao "Pacto para o Futuro" da ONU

Ministra Diana Mondino critica a proposta da ONU por ir contra os objetivos de desenvolvimento da Argentina



A Argentina optou por não assinar o "Pacto para o Futuro", uma iniciativa aprovada pela ONU durante a Cúpula do Futuro, realizada no último domingo (22/09) em Nova York. A decisão coloca o país ao lado de outras cinco nações que também rejeitaram o acordo.


Diana Mondino, ministra das Relações Exteriores da Argentina, foi clara ao justificar a postura do governo. Segundo ela, muitos dos pontos do pacto são inconsistentes com os desafios enfrentados pela Argentina e "atrasam a nova agenda" que o país busca implementar para seu desenvolvimento econômico e social.


Mondino também explicou que o documento, negociado desde 2022, foi elaborado sob a gestão anterior, comandada pelo ex-presidente socialista Alberto Fernández. "O atual governo argentino encontrou o processo de negociações já em estágio avançado, e apesar de termos apresentado propostas construtivas, nem todas foram levadas em consideração", disse a ministra. A recusa argentina reflete, portanto, uma reavaliação do cenário internacional à luz das prioridades da nova administração de Javier Milei.


Leia do que se trata o "Pacto para o Futuro" da ONU clicando aqui.



Comments


bottom of page