top of page

Israel pode ter matado líder do Hamas em operação; investigação está em andamento

Yahya Sinwar, chefe do grupo, pode estar entre os militantes mortos pelo IDF em Gaza



As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram nesta quinta-feira que estão verificando a "possibilidade" de terem matado Yahya Sinwar, líder do grupo militante palestino Hamas, durante uma operação na Faixa de Gaza.


Sinwar, que assumiu a liderança do Hamas em Gaza em 2017 e, mais recentemente, tornou-se o chefe do escritório político do grupo, pode estar entre os três terroristas eliminados em um confronto em local não revelado, segundo o comunicado das IDF. A identidade dos mortos ainda não foi confirmada, e o exército está trabalhando com a Agência de Segurança de Israel (ISA) para verificar se Sinwar está entre os abatidos. "Neste estágio, não podemos confirmar a identidade dos terroristas", informou o exército.


Sinwar, de 62 anos, é apontado como um dos principais estrategistas por trás do ataque surpresa lançado em outubro de 2023 contra o sul de Israel, o ataque que intensificou o atual conflito na região. Junto com Mohammed Deif, líder das Brigadas Ezzedeen al-Qassam, o braço armado do Hamas, Sinwar é visto como um dos arquitetos do ataque. Israel já havia afirmado que matou Deif em um ataque aéreo no início do ano, embora o Hamas tenha negado sua morte.


Circulam na internet imagens não verificadas que mostram um corpo parcialmente soterrado, com múltiplos traumas de explosão e um ferimento de bala na cabeça, que alguns sugerem ser de Sinwar. O corpo foi levado pelas IDF para testes de DNA, que determinarão se ele é realmente o líder do Hamas.


Desde o início do conflito, que se intensificou após o ataque do Hamas em outubro, em que cerca de 1.100 pessoas foram mortas e 250 sequestradas no sul de Israel, as forças israelenses têm realizado bombardeios e operações terrestres em Gaza, provocando destruição significativa. Autoridades locais de saúde estimam que cerca de 42 mil pessoas, a maioria mulheres e crianças, já perderam a vida na região.

Comments


bottom of page