Jerusalém Ocidental teria enviado a Washington uma lista de condições para uma solução diplomática ao conflito
Israel teria exigido que os EUA permitam que as Forças de Defesa de Israel (IDF) operem livremente no sul do Líbano como condição para encerrar a guerra. As informações foram divulgadas pelo portal Axios, que cita fontes oficiais de ambos os países.
A lista de exigências foi enviada ao governo americano antes da visita do enviado especial de Joe Biden ao Líbano, Amos Hochstein, com a missão de discutir uma solução diplomática para a guerra. Entre os pontos principais, Israel solicita o direito de realizar operações ativas para impedir que o Hezbollah reconstrua sua infraestrutura militar nas proximidades da fronteira.
Além disso, o governo israelense quer que sua força aérea tenha liberdade para sobrevoar o território libanês. Essas condições, no entanto, enfrentam resistência de parte da comunidade internacional, já que violam a Resolução 1701 da ONU, que prevê a atuação do exército libanês e das forças da ONU para monitorar o cessar-fogo.
Apesar das dificuldades em obter um consenso, Israel afirma que, se as forças libanesas e a ONU aumentarem sua atuação, as Forças de Defesa de Israel poderão reduzir suas operações. Até o momento, nem Israel nem os Estados Unidos comentaram oficialmente sobre o assunto.
No domingo, o IDF realizou novos ataques aéreos no Líbano, direcionados a instalações financeiras ligadas ao Hezbollah, intensificando ainda mais as tensões na região.
Σχόλια