Israel elimina comandante do Hamas no Líbano em ataque aéreo
- Núcleo de Notícias
- 4 de abr.
- 1 min de leitura
Operação com drone matou Hassan Farhat em Sidon; ofensiva mira liderança do grupo terrorista no país vizinho

Um ataque aéreo realizado por Israel na manhã desta sexta-feira (4) resultou na morte de Hassan Farhat, líder do grupo terrorista Hamas no oeste do Líbano, além de dois de seus filhos. A ofensiva ocorreu em Sidon, cidade portuária ao sul do país, onde Farhat residia com a família.
De acordo com o Exército israelense, Farhat foi o mentor de diversas ações hostis contra Israel durante a guerra na Faixa de Gaza, incluindo um ataque em fevereiro de 2024 que matou um soldado israelense e feriu outros na região de Safed, no norte do país. O bombardeio destruiu o apartamento onde o militante vivia, provocando explosões e um incêndio.
As Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, confirmaram a morte de Farhat — também conhecido como "Abu Yasser" —, assim como a de seus filhos Hamza, combatente da milícia, e Jinan. O Ministério da Saúde do Líbano também confirmou três mortes no local.
Apesar do cessar-fogo firmado em novembro de 2024 entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah, aliado do Hamas, os confrontos ao longo da fronteira norte continuaram em menor intensidade. Nas últimas semanas, Israel tem ampliado suas operações contra alvos estratégicos no Líbano, incluindo subúrbios da capital Beirute.
Comments