Israel confirma morte de oito soldados em confrontos com Hezbollah no Líbano
- Núcleo de Notícias
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Conflito com grupo apoiado pelo Irã resulta nas maiores baixas do último ano na fronteira norte de Israel
O governo israelense confirmou nesta quarta-feira que oito soldados foram mortos durante combates no sul do Líbano, enquanto suas forças realizam operações militares contra o grupo armado Hezbollah. Esta é a maior perda sofrida pelo exército israelense na fronteira com o Líbano no último ano, em meio a frequentes confrontos entre Israel e o grupo libanês apoiado pelo Irã.
De acordo com o Hezbollah, seus combatentes enfrentaram tropas israelenses dentro do território libanês pela primeira vez desde o início da recente incursão israelense além da fronteira. O grupo afirmou ter destruído três tanques israelenses do modelo Merkava, utilizando foguetes perto da cidade fronteiriça de Maroun El Ras.
Em uma mensagem de condolências, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse: “Estamos no auge de uma guerra difícil contra o Eixo do Mal liderado pelo Irã, que quer nos destruir. Isso não acontecerá, pois estaremos unidos e, com a ajuda de Deus, venceremos juntos."
O exército de Israel informou que unidades regulares de infantaria e blindados estão sendo mobilizadas em operações terrestres no Líbano. A escalada ocorre um dia após o Irã disparar mais de 180 mísseis contra Israel, o que gerou preocupações de que o Oriente Médio, importante produtor de petróleo, possa ser arrastado para um conflito regional mais amplo.
Teerã declarou nesta quarta-feira que o ataque com mísseis — o maior já realizado pelo Irã contra Israel — estava encerrado, a menos que houvesse mais provocações. No entanto, Israel e os Estados Unidos prometeram responder de forma contundente.
Um palestino de 38 anos da Faixa de Gaza, identificado como Sameh Khadr Hassan Al-Asali, foi a única vítima confirmada no ataque iraniano. Ele estava em uma instalação das forças de segurança palestinas na Cisjordânia quando foi atingido por destroços de um míssil durante a ofensiva de terça-feira, a qual Israel afirmou ter sido amplamente contida por seus sistemas de defesa aérea.
댓글