top of page

Israel confirma a morte de Yahya Sinwar, líder do Hamas

Sinwar foi um dos mentores intelectuais dos brutais ataques terroristas de 7 de outubro de 2023 contra Israel



As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram nesta quinta-feira (17), por meio de uma publicação na rede social X, que Yahya Sinwar, líder máximo do grupo terrorista Hamas, foi morto em um ataque na Faixa de Gaza. Inicialmente, os militares israelenses informaram que estavam investigando se um dos três militantes mortos no confronto era Sinwar, e agora confirmaram sua identidade.





Yahya Sinwar, o mais alto comandante do Hamas na Faixa de Gaza, assumiu a liderança total do grupo após a morte de Ismail Haniyeh no Irã, em julho. Antes disso, Sinwar havia passado 23 anos preso em Israel, condenado por múltiplos assassinatos, incluindo a morte de dois soldados israelenses e quatro palestinos acusados de colaborar com o estado israelense.


Solto em 2011, como parte da troca de prisioneiros pelo soldado israelense Gilad Shalit, Sinwar desempenhou um papel determinante no planejamento dos ataques brutais de 7 de outubro de 2023, que resultaram em cerca de 1.200 mortes de inocentes em Israel. Sua morte marca um golpe significativo para a liderança do Hamas em meio ao conflito em andamento na região.

Kommentare


bottom of page