Irã acelera busca por arma nuclear, aponta NYT
- Núcleo de Notícias
- 4 de fev.
- 1 min de leitura
Relatório aponta que cientistas iranianos estariam desenvolvendo método mais rápido para obtenção de bomba atômica

Cientistas iranianos estariam trabalhando em um método acelerado para a construção de armas nucleares, conforme informações divulgadas pelo New York Times na segunda-feira (3). O jornal, citando fontes de inteligência dos Estados Unidos, afirma que um grupo secreto em Teerã teria sido encarregado de encontrar um meio mais rápido para produzir uma bomba atômica, supostamente para dissuadir possíveis ações militares de Israel ou dos EUA.
O relatório sugere que esse novo método envolveria o uso de combustível nuclear enriquecido e poderia reduzir significativamente o tempo necessário para a fabricação de um artefato bélico. As mesmas fontes afirmam que o Irã já teria material suficiente para produzir ao menos quatro bombas.
A inteligência teria sido coletada nos últimos meses do governo do ex-presidente Joe Biden e compartilhada com a equipe de segurança nacional de Donald Trump. O tema deve ser um dos pontos centrais da visita do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aos EUA nesta semana.
O regime iraniano nega as acusações, alegando que suas atividades nucleares têm fins "exclusivamente pacíficos". No entanto, desde a saída dos EUA do acordo nuclear de 2015, o Irã, país notadamente financiador de grupos terroristas, tem ampliado seu programa de enriquecimento de urânio, aumentando tensões com o Ocidente.
Comments