top of page

Inteligência dos EUA alerta sobre risco de intervenção chinesa nas eleições

Inteligência norte-americana aponta que Tik Tok pode ser usado como influenciador para alterar resultado das urnas


ByteDance - big tech chinesa na mira dos EUA


O retorno de Donald Trump ao páreo da corrida presidencial - assim como o evidente enfraquecimento da popularidade de Joe Biden - entraram na lista de preocupações da Agência Nacional de Inteligência (DNI, em inglês) sobre uma eventual interferência da China nos resultados das urnas neste ano.


Segundo Avril Haines - atual diretora do órgão - as autoridades “não podem descartar” ações predatórias do governo chinês por meio do uso do aplicativo Tik Tok nas eleições de 5 de novembro.


“As contas do TikTok administradas por um braço de propaganda da República Popular da China teriam como alvo candidatos de ambos os partidos políticos durante o ciclo eleitoral”, apontou o relatório da agência.


A avaliação da DNI acontece no momento em que os congressistas tentam passar uma lei que pode obrigar o Tik Tok a se desvincular da chinesa  ByteDance, sob pena de ser banido do país. 


Em resposta ao governo dos Estados Unidos, a Tik Tok garantiu ter sido transparente e efetiva no combate às redes que tentam influenciar o cenário político internacional.


“Tomamos medidas regularmente contra comportamentos enganosos, incluindo redes de influência secretas em todo o mundo, e temos sido transparentes ao denunciá-los publicamente”, disse um porta-voz do TikTok à CNN.


Comments


bottom of page