top of page

Inflação não deve dar trégua em 2024, aponta BC

Boletim Focus volta a piorar cenário da inflação para este ano. Meta de juros fica estável para 2024


Governo Lula: gastos e inflação em alta

A inflação não deve parar de influenciar a economia e prejudicar o poder aquisitivo dos brasileiros. A informação foi reforçada pelo Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (10) pelos analistas de mercado do Banco Central.


Segundo o BC, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar  2024 com alta de 3,9%. O resultado superou mais uma vez a estimativa da semana passada, quando o relatório apontava a inflação oficial em 3,88%.


O prognóstico para 2025 não é diferente. Segundo o boletim, o IPCA poderá ser de 3,78% no final do ano que vem. A projeção subiu 0,1% em relação ao diagnóstico apresentado pelo Focus sete dias atrás. A revisão para cima foi a sexta consecutiva divulgada pelo Banco Central.


Taxa Selic: sem alteração para este ano


Já em relação à taxa básica referencial de juros, não houve alteração em relação ao Focus anterior para 20224. Segundo o prognóstico, a Selic deve permanecer em 10,25% ao ano. Por sua vez, a análise para 2025 piorou. Segundo os economistas ouvidos pela entidade, a tendência para a Selic é de  9,25%. Na semana anterior, o prognóstico apontava para 9,18%. 

Comments


bottom of page