top of page

Inflação dos alimentos dispara no primeiro bimestre, aponta IBGE

Cenoura e batata surgem como "vilãs" da inflação, segundo pesquisa do IBGE


Preço do kg da batata dispara no mercado interno - IBGE


O continuo reajuste dos preços dos alimentos no primeiro bimestre de 2024 voltou a acender um alerta para a escalada da inflação. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a vilã do segmento foi a cenoura, que já aumentou quase 57% este ano. O preço do quilo da batata-inglesa também disparou, atingindo 38%


Segundo cálculos feitos pelo instituto, a inflação dos alimentos calculada pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) atingiu 2,95% no bimestre. O número é superior ao dobro da inflação oficial, que está em 1,25%.


“No final do ano passado e início desse ano, tivemos um efeito mais intenso por conta do El Niño. Tivemos muitas ondas de calor, um volume de chuvas muito acima do tradicional”, justificou André Almeida, que atua como gerente da pesquisa do IBGE,


Confira o ranking dos alimentos que mais subiram em 2024:


Cenoura: 56,99%

Batata-inglesa: 38,24%

Banana prata: 17,45%

Feijão carioca: 15,27%

Feijão preto: 11,95%

Arroz: 10,32%

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page