top of page

Indústria nacional volta a gerar desconfiança no governo Lula

Pesquisa da CNI apontou que 11 setores da indústria demonstraram pessimismo sobre crescimento da produção


Indústria nacional demonstra pessimismo no início do segundo semestre

Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu em 19 dos 29 setores apurados. De acordo com o levantamento, 6 desses segmentos passaram de confiantes para sem confiança entre maio e junho. 


São eles: produtos de metal (49,8 pontos), vestuário e acessórios (49,5 pontos), metalurgia (48,4 pontos), celulose e papel (49,4 pontos), máquinas e equipamentos (48,6 pontos) e biocombustíveis (48,6 pontos). O estudo apontou ainda que 11 setores industriais registraram falta de confiança na produtividade - o maior número desde outubro de 2023, quando 14 setores se comportaram de forma negativa.


Conforme a CNI, em todas as regiões - menos a Região Sul - existe um grau considerável de pessimismo sobre o desenvolvimento do setor industrial. No comparativo entre maio e junho, entretanto, houve ligeira melhora no quadro, com o índice geral de confiança passando de 47,4 para 47,9 pontos.


“Este pequeno avanço foi puxado apenas pelas expectativas positivas das indústrias do Sul para com elas mesmas nos próximos meses. Essa esperança está relacionada às iniciativas em prol da reconstrução do Rio Grande do Sul e toda ajuda recebida”, explica o gerente de análise econômica da CNI, Marcelo Azevedo.


--

Leia todas as nossas matérias integralmente.

Assine o Rumo Econômico no link abaixo:

Comments


bottom of page