"Indireta" de Milei enfurece premiê espanhol e gera incidente diplomático
- Instituto Democracia e Liberdade
- 22 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Após incidente, Pedro Sánchez decidiu tirar a embaixadora da Espanha de seu posto em Buenos Aires

O chanceler espanhol, José Manuel Albares, confirmou a saída em definitivo de sua embaixadora na Argentina, María Jesús Alonso. O chamado aconteceu após o descontentamento do primeiro-ministro Pedro Sánchez com o discurso do presidente Javier Milei realizado em evento do partido conservador VOX, no último domingo (19) em Madri.
Além de convocar a diplomata, o premiê exigiu um pedido de desculpas formal do presidente argentino. Milei já adiantou que não deve se retratar, justificando não ter provocado “qualquer incidente diplomático”.
Motivo da represália
A razão que provocou a ira do premiê Pedro Sánchez foi a sugestão - ainda que indireta - de corrupção supostamente praticada por Begônia Gomez, esposa do governante espanhol.
Em sua fala, aplaudida de pé pelos integrantes do VOX, Milei não citou nomes, mas resgatou as investigações sobre possível tráfico de influências ligado à mulher do premiê com empresas que receberam ajuda financeira do governo espanhol.
“As elites globais não percebem o quão destrutivo pode ser implementar as ideias do socialismo, mesmo quando a mulher for corrupta, sujar-se e tirar cinco dias para pensar sobre isso”, alfinetou Milei.
Comments