Queimadas em plantações de cana-de-açúcar no estado de São Paulo já geram impactos significativos, segundo José Guilherme Nogueira
Foto: Joel Silva/REUTERS
Os incêndios que vêm atingindo propriedades rurais no estado de São Paulo poderão trazer consequências diretas para os preços do açúcar e do etanol, segundo o CEO da Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana), José Guilherme Nogueira. Em comunicado, Nogueira explicou que as queimadas têm afetado tanto a cana-de-açúcar em produção quanto as áreas de rebrota, comprometendo significativamente a safra.
"Observamos uma queda de produtividade em torno de 50% devido à perda de biomassa causada pelos incêndios. Isso já está impactando os preços do etanol e do açúcar, além de afetar o canavial do próximo ciclo," destacou Nogueira.
A Orplana informou que está colaborando ativamente com o gabinete de crise do governo de São Paulo para prevenir novos incêndios, especialmente diante da previsão de condições climáticas desfavoráveis nos próximos dias, com tempo seco e quente. Embora uma frente fria tenha trazido cerca de 15 milímetros de chuva ao interior paulista no domingo, o risco de novas queimadas continua alto.
"Estamos cientes de que, com o tempo seco e quente previsto para os próximos dias, as queimadas podem voltar a ocorrer, aumentando ainda mais os prejuízos," afirmou o CEO.
Entre sexta-feira (23) e sábado (24), a Orplana registrou mais de 2,1 mil focos de incêndio, resultando na destruição de aproximadamente 59 mil hectares de plantações de cana-de-açúcar e áreas de rebrota, com um prejuízo estimado em R$ 350 milhões.
Comments