Deputado estadual Guilherme Pasin cobrou "reação enérgica" do governo Lula para barrar importação do produto
O deputado estadual Guilherme Pasin (PP) denunciou durante reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul uma suposta importação ilegal de suco de uva e derivados - produtos de origem gaúcha e que aparecem no topo do ranking produtivo nacional.
Além de revelar a informação, o ex-prefeito de Bento Gonçalves fez um apelo ao governo Lula para que a cultura não sofra como o setor arrozeiro de seu estado, responsável por 70% da produção brasileira.
“Nós não podemos admitir essa importação irregular”, afirmou Pasin. “Não quero que o setor da uva sofra o que o setor do arroz está sofrendo com uma concorrência desleal. Cerca de 70% da produção de arroz e 92% da produção de uva estão no Rio Grande do Sul. Por isso precisamos de uma reação enérgica do governo federal”, alertou o deputado.
Além da denúncia - e do apelo ao governo Lula - o deputado estadual listou uma série de medidas emergenciais que o Rio Grande do Sul necessita para voltar, gradativamente, à normalidade após a tragédia provocada pelas enchentes. Entre elas, reformas em aeródromos do interior para substituir parcialmente o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e isenção temporária de ICMS dos produtos ligados à construção civil.
Kommentare