top of page

Importação ilegal de uva acende sinal de alerta no Rio Grande do Sul

Deputado estadual Guilherme Pasin cobrou "reação enérgica" do governo Lula para barrar importação do produto

S.O.S Rio Grande do Sul: deputado emite alerta contra importação ilegal

O deputado estadual Guilherme Pasin (PP) denunciou durante reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul uma suposta importação ilegal de suco de uva e derivados - produtos de origem gaúcha e que aparecem no topo do ranking produtivo nacional.


Além de revelar a informação, o ex-prefeito de Bento Gonçalves fez um apelo ao governo Lula para que a cultura não sofra como o setor arrozeiro de seu estado, responsável por 70% da produção brasileira.


“Nós não podemos admitir essa importação irregular”, afirmou Pasin. “Não quero que o setor da uva sofra o que o setor do arroz está sofrendo com uma concorrência desleal. Cerca de 70% da produção de arroz e 92% da produção de uva estão no Rio Grande do Sul. Por isso precisamos de uma reação enérgica do governo federal”, alertou o deputado.


Além da denúncia - e do apelo ao governo Lula - o deputado estadual listou uma série de medidas emergenciais que o Rio Grande do Sul necessita para voltar, gradativamente, à normalidade após a tragédia provocada pelas enchentes. Entre elas, reformas em aeródromos do interior para substituir parcialmente o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e isenção temporária de ICMS dos produtos ligados à construção civil.

Kommentare


bottom of page