top of page

Ibovespa volta aos 136 mil pontos com declaração de Powell sobre corte de juros nos EUA

Expectativa de redução dos juros nos EUA impulsiona alta do Ibovespa, que acumula ganhos na semana



O Ibovespa retomou a tendência de alta nessa sexta-feira (22), atingindo 136.165 pontos, após o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmar que "chegou a hora" de cortar os juros nos Estados Unidos. A declaração foi feita durante o simpósio anual do Fed de Kansas City em Jackson Hole, no Estado de Wyoming.


Por volta das 11h55, o principal índice da bolsa brasileira subia 0,73%, tendo alcançado 136.346,5 pontos no pico da sessão. O volume financeiro registrado até então somava R$ 6,46 bilhões.


Na véspera, o Ibovespa havia recuado quase 1% devido à realização de lucros, após atingir máximas históricas nos pregões anteriores. Com o desempenho positivo dessa sexta-feira, o índice acumula um ganho de 1,65% na semana.


Powell destacou que os riscos de alta para a inflação diminuíram, enquanto os riscos de queda no emprego aumentaram, justificando assim a necessidade de ajustes na política monetária dos EUA. Atualmente, a taxa de juros no país está entre 5,25% e 5,50%, o nível mais alto em 25 anos.


Em Wall Street, o S&P 500 avançava 0,66%, e o rendimento dos títulos de 10 anos do Tesouro norte-americano caía para 3,8047%, refletindo as expectativas do mercado quanto ao corte de juros. Após o discurso de Powell, os futuros de juros nos EUA passaram a precificar uma chance de 33% de redução de 0,50 ponto percentual em setembro, um aumento em relação aos 25% previstos antes do pronunciamento.


O otimismo com a possibilidade de cortes na taxa de juros nos EUA tem atraído capital externo para o mercado acionário brasileiro, com os dados mais recentes da B3 indicando uma entrada líquida de R$ 7 bilhões em agosto até o dia 21.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page