Senador Flávio Bolsonaro desmente narrativa do PT e promete lutar para derrubar taxação de compras em sites populares
A guerra entre governo e oposição sobre a taxação de compras com valor até US$ 50 em sites internacionais ainda está bem longe de chegar ao fim. Depois de aprovada pela Câmara junto ao texto do Programa Mover, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse estar determinado a articular a derrubada do “jabuti” acordado entre deputados governistas e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
“O PT tenta culpar Bolsonaro pela taxação de compras na Shopee, Shein, mesmo o projeto sendo de autoria de Lula, com esta mentira: ‘sempre que você pagar a taxa de importação lembre-se que Bolsonaro taxou você”, afirmou o senador no sábado (1) pela rede X.
Desde o início de seu terceiro mandato, Lula e a equipe econômica liderada por Fernando Haddad (PT) trabalham para aumentar os impostos, justificando a necessidade de fechar as contas públicas. Nesse ínterim, o próprio governo não só aumentou o rombo no déficit, como já desistiu de cumprir a meta fiscal de superávit para 2025.
Ao se referir das comprinhas em sites como Shein e AliExpress, Haddad comparou o atual sistema tributário como leniente ao contrabando.
“O contrabando foi oficializado no Brasil, e as coisas tomaram essa proporção. Agora, o Congresso está tomando para si a tarefa de mediar”, afirmou Haddad.
Quem paga a conta são os empresários, diz Janja
Por sua vez, a primeira-dama, Janja da Silva, tentou apaziguar a hipótese da taxação das blusinhas - a maioria delas, comprada por classes B, C e D - afirmando que o imposto “seria pago pelo empresário, não o consumidor”.
“A taxação é para as empresas e não para o consumidor”, escreveu Janja, marcando a página de fofocas Choquei.
A postagem de Janja foi quase imediatamente checada e desmentida pela comunidade do X.
“Atualmente, empresas já pagam impostos para itens abaixo de $50 enquanto consumidores estão isentos de cobrança. O Governo acusou empresas de se passarem por consumidores pra evitarem taxas e pretende cobrar impostos para todos”, apontaram os usuários da rede social de Elon Musk.
Comments