top of page

Greve da Receita Federal já afeta operações do comércio exterior

De braços cruzados há quase 4 meses, auditores fiscais enviaram contraproposta de reajuste ao governo Lula


Receita Federal


O Instituto Brasileiro de Comércio Internacional e Investimentos (IBCI) emitiu um alerta sobre as consequências da paralisação dos auditores fiscais da Receita Federal, iniciada há quase 4 meses, em 20 de novembro de 2023.


Em comunicado enviado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da entidade, Welber Barral, aponta que a greve da categoria já compromete os resultados do comércio exterior. As chamadas operações de desembaraço nas aduaneiras têm demorado quatro vezes além do regular.


O documento encabeçado pela IBCI conta com respaldo de outras organizações. Entre elas, dos representantes das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), das Empresas de software (Abes) e da Indústria de Café Solúvel (Abics).


Receita Federal não aceita proposta do governo Lula


Na semana passada, o governo Lula enviou uma nova proposta de acordo para encerrar a paralisação, mas sem obter sucesso. Em resposta, o sindicato da categoria enviou uma contraposta com novas reivindicações.


Para o chamado Bloco 1 dos servidores, o reajuste seria de 34,2%, dividido em 3 parcelas de 10,34%. Já para o Bloco 2 a nova proposta seria de um aumento de 22,71%, dividido em 3 parcelas de 7,06%. Em ambos os casos, eles seriam aplicados no período entre 2024 e 2026 e ainda incluem a reabertura de negociações sobre perdas salariais históricas de julho de 2010 a agosto de 2016.

Comentarios


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page