top of page

Governo Lula quer taxar as big techs para garantir "inclusão digital"

Projeto do governo Lula visa cobrar as empresas de tecnologia pelo uso da infraestrutura de telecomunicações


Ilustração


Represália ou inclusão digital? Após o incidente entre Elon Musk e o ministro Alexandre de Moraes, rumores circulam pelo Palácio do Planalto de que o governo Lula está preparando uma taxa especial para cobrar das Big Techs. O tributo, segundo interlocutores, seria dirigido para projetos educacionais “destinados à população carente”.


De acordo com fontes próximas ao Ministério da Fazenda, o projeto para cobrar mais das empresas de tecnologia teria sido decidido na terça-feira (9). O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, também participou das discussões com Fernando Haddad.


O argumento de Lula para taxar as big techs


A informação que circula nos bastidores é que o governo Lula pretende aplicar um novo imposto porque as empresas de tecnologia como X, Google e Meta utilizam a infraestrutura de telecomunicações nacionais sem contrapartida. Desta forma, elas precisariam pagar mais para expandir a rede nacional e garantir que todas as capitais brasileiras contem com o 5G até 2029.


Conforme divulgou a CNN, as big techs serão convocadas para uma audiência pública para discutir a futura tributação. O tema, inclusive, já teria sido excluído do novo texto do PL da Censura, que será levado à Câmara nos próximos dias.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page