top of page

Governo Lula mira novo órgão para "fiscalizar preços" dos combustíveis

Projeto foi confirmado pelo Ministério das Minas e Energia e visa garantir "melhores preços" para gasolina, etanol e diesel


ANP


Segundo o dicionário da língua portuguesa, o termo em inglês “spoiler” é usado em uma expressão idiomática para “antecipar informações inéditas sobre uma série, livro ou filme, para quem não assistiu ou leu”.


No caso do anúncio feito pelo Minas e Energia, Alexandre Silveira, a tradução seria diferente, já que muitos brasileiros já sabem que a criação de órgãos para a fiscalização de preços de combustíveis nunca deu muito certo, assim como o controle direto dos preços dos produtos.


Contudo, este será o próximo passo do governo Lula, caso o projeto enviado ao Congresso Nacional seja aprovado: a inauguração de um escritório auxiliar para a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil). Segundo Alexandre Silveira, a subpasta terá como função primordial “garantir que os melhores preços” de gasolina, diesel e etanol cheguem ao alcance dos consumidores.


Postos de combustíveis já foram alvo de blitz do governo


A prática de manter a cotação dos combustíveis estabilizada “na marra” já foi tentada pelo governo Lula neste ano. A medida aconteceu logo após o anúncio da mudança de política de precificação da Petrobras em maio, quando o litro da gasolina foi reduzido artificialmente em R$ 0,44.


Na ocasião, a Agência Nacional do Petróleo contou com apoio estratégico do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA). "Marcamos o mutirão para 24/5, para que haja tempo para os postos se adaptarem aos novos preços, orientados por essa política nova da Petrobras. Esperamos que isso aconteça espontaneamente”, ameaçou Dino.


Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page