top of page

Governo Lula persegue e aplica multa inédita em pecuarista do Acre

Acusado de desmatar ilegalmente entre 2003 e 2016, pecuarista terá de pagar quase R$ 300 milhões à União


Pecuária acreana entra na mira do governo petista

O pecuarista Dirceu Kruger se tornou o primeiro brasileiro a ser punido pelo excesso de emissões de gases do efeito estufa em áreas dos municípios de Boca do Acre e Lábrea, no Acre.


Nesta semana, a Justiça Federal do Amazonas determinou o bloqueio de R$ 292 milhões das contas do empresário do agronegócio, acusado pelo Ibama de queimar cerca de 5,6 mil hectares da Amazônia Legal entre os anos de 2003 e 2016. O valor da multa também é o maior já cobrado de um pecuarista em uma ação judicial do gênero.


Em seu parecer, o juiz federal substituto Rodrigo Mello, da 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária atendeu ao pedido do ministro Jorge Messias, da Advocacia Geral da União (AGU), apontando que "a magnitude do dano causado e as condições pessoais do réu recomenda que medidas mais drásticas sejam adotadas”.


De acordo com a justiça, o valor aplicado foi calculado pela emissão de 901 mil toneladas de gases do efeito estufa gerados pelas infrações ambientais acumuladas e o custo da tonelada de carbono estabelecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).


--

Leia todas as nossas matérias integralmente.

Assine o Rumo Econômico no link abaixo:


Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page