top of page

Governo Lula afirma que taxa dos super-ricos "tem futuro" no G20

Representante do Ministério da Fazenda disse que "declaração" será anunciada aos integrantes do G20 ainda em 2024


Ministro "taxador" já havia anunciado intenção de criar imposto em março

A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, embaixadora Tatiana Rosito, afirmou que os componentes das principais economias do mundo estariam perto de um consenso a respeito da proposta - adivinhe - de taxar os super-ricos. A coordenadora do evento “Trilha de Finanças” disse que a declaração oficial sobre a projeto deve ser apresentada no encontro entre os representantes do bloco no evento que começa nesta quinta-feira (25), no Rio de Janeiro


“Será uma declaração inédita. Todos os termos levantados pela presidência brasileira estão dentro do documento de cooperação internacional, incluindo tributação de super-ricos. Os pontos estão bem avançados”, comemorou a companheira de Fernando Haddad.


 “É a primeira vez que haverá uma declaração dessa natureza na área tributária. Achamos que essa iniciativa merecia uma declaração específica”, ressaltou a embaixadora petista.


Haddad já alertou para a nova taxa em março


Como o Rumo Econômico mostrou, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), já havia proposto aos integrantes do G20 a hipótese de aplicar uma taxa internacional, de olho dos euros e dólares dos países mais desenvolvidos “em nome da democracia”.


“Consultaremos todos os membros e trabalharemos em conjunto para termos um documento equilibrado, porém ambicioso, que reflita as nossas legítimas aspirações. Seria uma ilusão pensar que países ricos podem dar as costas para o mundo e focar apenas em soluções nacionais”, balbuciou o ministro durante evento do G20 no Ibirapuera, em março deste ano.

Comments


bottom of page