Governo gastou bem mais do que arrecadou em 2023, aponta Tesouro
- Núcleo de Notícias
- 29 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Segundo o Tesouro Nacional, o governo arrecadou menos do que em 2022, mesmo com alta do ICMS

O Tesouro Nacional informou que o governo brasileiro gastou muito mais do que arrecadou no ano passado - primeiro ano do 3ª mandato de Lula - em comparação a 2022, último ano de Bolsonaro. As informações estão no Boletim de Estatísticas Fiscais do governo geral de 2023.
Conforme o Tesouro, o crescimento nominal de 12,7% nas despesas, somado à queda de 3,1% das receitas nesse período, aconteceu mesmo com o reajuste de alíquotas de impostos, como aponta um trecho do relatório divulgado nessa sexta-feira (26).
“Essa redução na arrecadação do imposto persistiu em 2023, apesar do ajuste promovido por algumas unidades federadas em suas alíquotas de ICMS, com a entrada em vigor da alíquota ad rem para combustíveis, com valores fixos por unidade de medida e uniformes em todo o território nacional", explicou o órgão.
Os efeitos da conjuntura, por sua vez, levaram a um aumento de 3,6 pontos percentuais de financiamento do governo geral. (composto por governos federal, estadual e municipal). Com isso, a injeção de recursos subiu de 4% do PIB observada em 2022 para 7,6% do PIB em 2023.
Comments