Ministro Alexandre Silveira disse em Davos que “espera ter recursos” para emplacar transição
Alexandre Silveira - Agência Brasil/EBC
Enviado por Lula a Davos para vender o Brasil como “alternativa global”, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o governo federal pretende subsidiar os consumidores no processo de transição energética.
Silveira e sua colega do Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva, estão no Fórum Econômico Mundial para apresentar projetos sustentáveis, ligados à mais nova tendência da Agenda 2030: o mercado de créditos de carbono.
"Não quero chamar de subsídio, eu quero chamar de como nós vamos financiar o impacto que a transição energética terá na conta de luz, e como que nós vamos poder continuar a financiar de forma tal que nos abra espaço para continuar avançando na transição sem perder vigor na economia", elaborou Alexandre Silveira.
Governo pode financiar transição energética com petróleo
Sem detalhar como o governo pretende financiar o processo, o ministro de Lula destacou que “espera ter recursos” para concretizar o seu projeto de tornar o Brasil “o celeiro da descarbonização do planeta".
Alexandre Silveira chegou a sugerir que os recursos possam vir da exploração de petróleo na Foz do Amazonas. O processo, contudo, ainda está na fase de análise no Ibama para cálculo de eventuais impactos ambientais.
Comments