top of page

Governador do Amazonas usa COP-28 para "arrancar" dinheiro de Jeff Bezos

Governador Wilson Lima afirma que Amazon "tem muito a dever" ao seu estado e quer fechar "parcerias"

Divulgação


Oficialmente criada com o objetivo de buscar soluções para os problemas do planeta , a Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima, que segue até 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes, proporcionará uma audiência, no mínimo inusitada.


O governador do estado do Amazonas, Wilson Lima - um dos 400 membros da comitiva liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - afirmou estar disposto a “cobrar” empresários e lideranças internacionais por medidas “além” dos problemas ligados à natureza.


“Teremos uma reunião com a Amazon, do Jeff Bezos, com o objetivo de fechar parcerias. A Amazon usa o nome do Amazonas, da Amazônia - quanto é que nós ganhamos por isso? É esse um dos questionamentos que faremos na COP”, prometeu o governador do maior estado da Região Norte.


Escolha do nome Amazon aconteceu de forma aleatória


A reclamação de Wilson Lima, evidente, não poderia ser mais imprecisa. Ainda que fosse sustentada por qualquer base factual, não configuraria violação a qualquer lei referente à patente internacional.


Segundo o próprio Bezos revelou em 2019, a escolha para batizar a empresa norte-americana de e-commerce foi basicamente aleatória. Descontente com o nome original - “Cadabra”, que soava, em inglês, como a palavra “cadáver” - o empresário abriu na letra A do dicionário e se apaixonou pela palavra “Amazon” (Amazônia/Amazonas).


Ao descobrir mais tarde que o Rio Amazonas era o maior do planeta, Jeff Bezos registrou sua companhia como a Amazon, descartando outras possibilidades de momento, como Relentless, Browse e Awake.


Desde então, a Amazon.com deixou de ser simplesmente a maior loja on-line de livros do mundo para se transformar em uma das maiores poderosas empresas de e-commerce já criadas, comercializando desde alimentos até os mais sofisticados itens de tecnologia. Segundo o mais recente levantamento da revista Forbes, a Amazon ocupa a 5ª colocação em valor de mercado, avaliada em US$ 1,34 trilhão.



Comments


bottom of page