top of page
Foto do escritorCarlos Dias

Gado reduzido gera menor lucro para frigoríficos nos EUA

Produtores de gado aguardam melhores ofertas para venda da carne bovina

Os poucos frigoríficos que dominam o mercado de carne americano, como Tyson Foods Inc (TSN.N), Cargill Inc (CARG.UL) e JBS USA (JBS.UL), enfrentam atualmente um preocupante desafio, o rebanho de gado de corte nos EUA é o menor desde 1962, a situação tem sido gerada devido à seca e pelos altos custos da alimentação, fatores que levaram os produtores a abater os animais ao invés de mantê-los para procriação.


Perante esse cenário, a vantagem fica com os produtores, que podem se dar ao luxo de aguardar e negociar com as melhores ofertas de compra dos frigoríficos que tentam fugir do forte aumento nos preços. Em consequência, os valores ficam cada vez mais altos e diminuem a margem de lucro dos gigantes.


De acordo com a Reuters, especialistas acreditam que os frigoríficos devem repassar os valores mais altos ao consumidor final, principalmente sobre a carne moída e bifes, em momento de elevação da inflação. A Cargill, uma das maiores do mercado acredita que a tendência é de um crescimento ainda maior dos preços e a preocupação é saber até quando os consumidores suportarão manter o consumo apesar da oneração do orçamento doméstico.


Para Brett Gottsch, sócio-gerente da Gottsch Cattle Co, criador de gado em Nebraska, a falta de concorrência entre os frigoríficos também é uma preocupação, embora exista quem afirme que a alta dos preços do gado mostra que o mercado funciona.

Comments


bottom of page