Sugestão de Haddad acontece na reunião dos ministros do G20, em São Paulo
G20
Recuperado da covid-19, Fernando Haddad (PT) voltou a sugerir o tema favorito da equipe econômica brasileira em seu discurso no encontro que reúne os ministros da economia do G20 no Ibirapuera, em São Paulo (SP): aumentar impostos.
Como solução para um suposto combate à desigualdade, Haddad sugeriu ampliar a tributação aos mais ricos, lamentando que os países “tenham permitido” que bilionários contribuíssem com apenas 0,5% de seu patrimônio.
“Consultaremos todos os membros e trabalharemos em conjunto para termos um documento equilibrado, porém ambicioso, que reflita as nossas legítimas aspirações”, apontou Haddad.
“Seria uma ilusão pensar que países ricos podem dar as costas para o mundo e focar apenas em soluções nacionais. Em um mundo no qual trabalho e capital são cada vez mais móveis. Pobreza e desigualdade precisam ser enfrentadas como desafios globais sob pena da ampliação das crises humanitárias e imigratórias", acrescentou.
Secretário da Fazenda afirma que governo estuda alíquota para o G20
O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse que o Brasil ainda não conta com uma alíquota definitiva para apresentar aos países do G20 para preencher o gap dos mais ricos. Contudo, o secretário de Haddad afirmou que “há necessidade de apoio para que isso acontece, pois o mundo irá viver essa necessidade”, alertou.
As reuniões que marcarão a cúpula do G 20 neste ano estão marcadas para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro.
Comments